I Encontro de Autores Regionais promete ser um marco no Alto Tietê

.
Evento será realizado ente os dias 29 e 31 de maio, no Teatro Contadores de Mentira (Avenida Major Pinheiro Froes, 530, Parque Maria Helena, em Suzano) e reunirá mais de cem autores, 200 títulos em exposição e atrações para diversos públicos

A menos de 15 dias para o 1o Encontro de Autores Regionais, os escritores que compõem a Associação
Cultural Literatura no Brasil, responsável pela iniciativa, correm com os últimos preparativos para fazer do evento um marco na área cultural do Alto Tietê, a exemplo do que ocorreu com o 1o Salão Internacional do Livro de Suzano.

Com início programado para o dia 29 de maio, o 1o Encontro de Autores Regionais será realizado até o dia 31 deste mês, no Teatro Contadores de Mentira (Avenida Major Pinheiro Froes, 530, Parque Maria Helena, em Suzano), com mais de cem autores reunidos em três dias de evento, 200 títulos em exposição e atrações para diversos públicos.

“Uma das premissas da iniciativa é construir um canal de diálogo permanente com os escritores da região com o intuito de fortalecer as atividades culturais planejadas, em especial as da área da literatura, e fomentar novas ações que contribuam para divulgar a produção cultural do Alto Tietê”, explica o escritor suzanense e organizador-geral do Encontro, Ademiro Alves, o Sacolinha.

Além do espaço destinado para os escritores, que poderão expor, comercializar suas obras e ainda participar de palestras específicas, discussões temáticas e outras atividades voltadas ao fomento da produção artística, o público em geral terá acesso a uma série de atrações ao longo dos três dias do evento (confira a programação abaixo).

Para as crianças, um dos destaques é a sessão de contação de histórias “O Morcego e o Vaga-lume”, fábula de autoria de Carla Pozo que propõe uma reflexão sobre a importância e a força da união, amizade e o respeito às diferenças.

Quem aprecia os trabalhos artesanais terá à disposição uma série de peças feitas em pintura em tecido, patchwork, pedraria, arte em madeira e outras técnicas confeccionadas por artesãos de Suzano e região e que serão comercializadas na Feira do Artesanato .

Outro destaque será o Brechó Artístico “Contadores de Mentira”, em que estarão à venda diversos figurinos, roupas e tranqueiras que pertenceram à troupe de teatro. E por falar em “tranqueiras” ou produtos que não tem mais utilidade para uma determinada pessoa, a Feira do Escambo dará ao visitante a oportunidade de trocar produtos culturais novos ou usados, como livros, gibis, HQs, CDs, vinil, filmes, artesanato, telas, convites e entradas para cinema, teatro, dança, entre outros.

Os amantes da sétima arte contarão com uma vasta programação de curtas-metragens produzidos na região. Exibições teatrais e apresentações de cultura popular também integram a programação do Encontro. Entre eles, estão as apresentações de Maracatu do grupo mogiano “Os Suburbaque” e a apresentação de capoeira do Mestre Quim, que terá início com palestra, puxada de rede e roda de demonstração. 

A cada dia, uma atração musical encerrará a programação, sempre a partir das 21 horas. A primeira delas será o show musical Iago Luna. No segundo dia de atividades, a animação ficará por conta do Baile Brega – Bailão do Carlão, com hits de cantores que marcaram época, como Waldick Soriano, Evaldo Braga, Cauby Peixoto, Reginaldo Rossi, Amado Batista e Sidney Maggal. Para essa atração, os ingressos serão comercializados a R$ 10 e o público poderá se vestir à caráter, com figurinos que misturam estampas, cores fortes e adereços.

O encerramento ficará por conta de Adriana Guedes, que interpretará um repertório composto por músicas autorais e cover’s da MPB, como O Rappa, Cássia Eller, Ana Carolina, Zeca Baleiro, Nando Reis, Seu Jorge, Tim Maia, entre outros.

Acompanhe a programação completa e mais informações em http://www.literaturanobrasil.blogspot.com.br/

Parceria

O 1o Encontro de Autores Regionais conta com o apoio da Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, empresa de projetos literários Vasto Mundo, Associação Paulista de Esporte, Cultura e Cidadania (APECC), Rede DS de Comunicação, The British Academy, Organização Não-Governamental (ONG) Ação Educativa e das prefeituras de Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Por Gisleine Zarbietti

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01