Bom, se são grupos anticapitalistas, ótimo, sinal de que caminham assim como a esquerda. Se conseguem espaço na mídia para sua luta, ótimo, afinal não se faz luta apenas entre os seus. Mas até onde vai a ideologia e até onde produz resultados a tática de guerrilha no atual momento brasileiro, novamente, de refluxo das lutas de ruas? O gigante, depois de uma piscada, adormeceu novamente, é bom que se diga.
Foto: Divulgação Facebook Black Bloc RJ

A partir de todo o espaço midiático que ganhou recentemente, conseguiu difundir a ideologia anticapitalista ou este nunca foi o objetivo? A tática tem conseguido arregimentar mais pessoas contra a opressão do Estado ou tem afastado possíveis aliados das lutas?
Como disse Boaventura de Souza Santos, "acima de tudo, temos que entender por que surgem esses movimentos. E encontrarmos, através do diálogo, formas de ver se estas são as melhores formas de luta".
Acima de tudo, penso que devemos saber se realmente querem lutar contra a opressão ou apenas fazer barulho. Apesar do grande destaque ser muito recente, parece-me que só querem esta segunda opção, o que fortalecerá a opressão e afastará possíveis aliados.
Por Leandro de Jesus
0 comentários:
Postar um comentário