Inacabado, Estádio Nacional é inaugurado em Brasília

.
O Estádio Nacional de Brasilia - Mané Garricha foi inaugurado na manhã deste sábado (18). A presidenta Dilma deu o pontapé inicial e à tarde, no primeiro jogo da arena, o Brasiliense se consagrou campeão estadual. Imponente, belo e muito caro, o palco da abertura da Copas das Confederações não foi ainda concluído.

A EcoArena, como também é chamado o estádio, foi orçado em R$ 696,6 milhões mas custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Com capacidade para 71 mil pessoas, e apesar da negativa do governo do Distrito Federal, é candidata a ser mais um elefante branco, da mesma forma que ocorreu em estádios da Africa, país da última copa. O primeiro  indício desse destino está no primeiro jogo da final do campeonato estadual, que ocorreu na semana passada. Menos de 2 mil pagantes no então jogo mais importante do ano no Distrito Federal (DF). O governo garante que a arena será palco de shows e eventos internacionais ao longo dos anos.
Alta resolução do telão

Esse jogo de abertura entre Brasiliense e Brasília serviu também para ser evento-teste da FIFA. Apesar de não apresentar grandes ocorrências, estava nítida a falta de obras complementares. Os arredores do estádio estavam ou em barro ou em granito. Faltavam pintura e acabamento em muitos setores do estádio. Apenas duas entradas foi o motivo de grandes filas na chegada dos torcedores para o jogo. Além disso, observou-se banheiros alagados, arquibancadas sem cadeiras instaladas e precária sinalização para o público.

O governo do DF montou uma estratégia de bloquear a principal via de acesso ao estádio e indicar bolsões de estacionamento para o público, além de orientar o uso do transporte público. Neste jogo, com um terço da capacidade do estádio preenchida, não houve dificuldades para usar as opções.

Houve queixas de falta de sinal de celular dentro do estádio. Clientes da Vivo tiveram muita dificuldade para fazer ligações ou usar internet em  smartphones  O governo federal havia prometido que turistas não teriam qualquer problema de telecomunicações durantes as competições internacionais.

Com arquibancadas vermelhas, cor do partido do governador (PT) e, apesar de muito bonito e moderno, o estádio que homenageia um improvisador, também esteve improvisado nesta abertura.

Veja AQUI vídeo com detalhes no novo estádio

O jogo

Com plateia formada majoritariamente por operários, familiares e convidados, num jogo de baixa qualidade técnica, o Brasiliense, que precisava apenas de um empate, venceu o Brasília por 3 a 0. Romarinho, filho do jogador Romário, marcou o terceiro gol do Jacaré, clube pelo qual também joga Baiano, ex-jogador de Santos e Palmeiras.

Brasiliense, que é de propriedade do ex-senador Luis Estevão, conquistou seu oitavo título estadual. O time ficou nacionalmente conhecido quando foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2003, ao perder a decisão para o Corinthians.

Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01