Greve na saúde municipal de Poá

.
Desde domingo, dia 31, médicos e enfermeiros do Hospital Municipal Guido Guida, em Poá, estão em greve. A categoria reivindica aumento salarial mas até o momento não houve qualquer proposta da prefeitura. Apenas serviços de urgência e emergência estão sendo realizados.

Os servidores reivindicam 30% de aumento salarial, plano de carreira e mais segurança para exercerem as atividades. Dados do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde (Sindsaúde) indicam que ao menos 70% dos servidores estão paralisados.

Apesar de promessa de campanha ainda em 2008, a gestão do prefeito Testinha até hoje não conseguiu implantar um plano de carreira para os funcionários públicos. A administração da cidade, que não sofre carência de recursos financeiros, continua sendo uma das que pior remunera os servidores concursados em todo o Alto Tietê.

Em nota, a prefeitura informou que a administração proporcionou um aumento nos últimos quatro anos de 51,06%, sendo que o aumento real acumulativo via dissídio seria de apenas 22,51%, além da melhoria da cesta básica e nas condições de trabalho.

O executivo não deve negociar com os servidores e prometeu acionar a justiça trabalhista para impedir o movimento paredista.

Greve estadual

Os trabalhadores da saúde realizaram hoje, 01/04, assembleia, fechando uma das vias em frente à Secretaria Estadual da Saúde. 

Segundo o sindicato da categoria, deliberaram para ter nova assembleia dia 19 de abril, com indicativo de greve, já que não houve avanços na negociação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial. A data base foi em março e até o momento o governo do estado não apresentou nenhuma proposta. Para fortalecer a luta, os trabalhadores deliberaram também a participação da saúde no ato unificado do funcionalismo que acontecerá no dia 19.

Por Leandro de Jesus

2 comentários:

Luana Alves Soares disse...

Vale ressaltar que dia 19 os professores estaduais também vão parar. É uma vergonha Poá não dar uma remuneração digna aos seus servidores. Nossos IPTU's estão em dia.

Elias vc disse...

É uma vergonha uma cidade que tem um orçamento de aproximadamente Hum Milhão de Reais por dia, tenha uma remuneração aos servidores menor que Ferraz e itaqua!

Publ01