UM LÍDER QUE MANTEVE A UTOPIA DO SOCIALISMO

.
Ele fez história. Hugo Chávez, ao mesmo tempo que demonstrou ser um grande polêmico, também provou ser um grande líder. Certamente, em 14 anos no poder, ele errou bastante mas sem dúvida editou capítulos que deixa orgulhoso o povo da América Latina. Conseguindo ou não, deixou ainda neste período viva a utopia do socialismo.

Chávez combateu o imperialismo norte-americano e a burguesia que há décadas marginalizava a maior parte dos venezuelanos, legando-lhes apenas a pobreza e a vida sem perspectiva. Após a vitória eleitoral em 1999, Chávez iniciou uma série de reformas no Estado e na concessão de benefícios sociais ao povo venezuelano.

Implantou programas de moradia e dotou a periferia de infra-estrutura. Demonstrou como se pode fazer democracia real. Além de ter se mantido no poder pelo voto, fez uma série de plebiscitos para possibilitar maior participação popular nas decisões. Combateu o monopólio nos meios de comunicação.

Sob Chávez, a Venezuela teve uma redução da pobreza de 49,4% para 27,8%. Estatizou o petróleo e fez distribuição de renda por meio dos recursos obtidos com a venda do combustível.

Sofreu tentativa de golpe de Estado, patrocinado pelos EUA mas se manteve no poder e ficou mais forte. 

Enfim, entre erros e acertos, resgatou o ânimo de uma nação. A população sentia-se representada por aquele líder e estava disposta a ir à ruas protestar contra quem quisesse derrubá-lo. Carregou a esperança de muitos que há anos não sabiam o que era sonhar com um país mais justo. E o primeiro passo para caminhar para nações mais justas e suscitar a esperança de um povo é torná-lo parte dessa construção. Chavéz soube fazer isso. Mais que isso, manteve acesa a utopia do socialismo. Dizia que era o Socialismo do Século XXI. Nunca foi muito bem definido. Sabemos, contudo, que seria melhor do que qualquer modo de produção que temos hoje.

Que seja, portanto, exemplo para que os líderes da região construam nações mais justas e igualitárias.


Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01