SEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS

.
O uso dos sites de redes sociais já é a segunda principal atividade dos brasileiros na internet, perdendo somente para o acesso a portais. Mas são poucos os que leem os termos de uso e estão por dentro dos riscos envolvidos no compartilhamento de informações. Isso levanta uma importante questão: como navegar de forma segura nesses ambientes?

Conhecer os riscos que as redes sociais oferecem é, sem dúvida, o primeiro passo. Entre as ameaças estão programas que roubam as credenciais de pagamento ou que enganam os usuários para que forneçam dados sigilosos, problemas que devem aumentar em 2013 em razão da monetização desses ambientes, segundo estudo da Norton (Symantec).

Outro ponto de atenção é a entrega voluntária de informações pessoais, com ou sem conhecimento prévio do usuário. Uma pesquisa realizada pela mesma empresa revelou que mesmo 65% dos entrevistados afirmando estarem preocupados com alguém acessando suas informações pessoais, 35% nunca ou raramente verificaram suas configurações de privacidade. Quase a metade não altera suas configurações de privacidade com frequência superior a seis meses.

Para evitar maiores problemas nas redes sociais, você precisa tomar alguns cuidados básicos:

- Use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e seja o mais restritivo possível;

- Mantenha seu perfil e seus dados privados;

- Restrinja o acesso ao seu endereço de e-mail;

- Seja seletivo ao aceitar seus contatos;

- Não acredite em tudo que você lê.

Texto completo no Acessa SP

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01