Foto: João P Chagas (wikimedia)

Como há flexibilidade na nomeação desses funcionários, muitas vezes sem qualquer requisito para investidura na função, o número pode aumentar. De acordo com a Prefeitura, há possibilidade legal para contratar até 526 empregados comissionados.
Em 2010 o Blog de Poá já informava que a administração municipal era uma das que mais contratava funcionários sem concurso público em todo o Brasil. Na época, "proporcionalmente a administração contratou o dobro da média nacional das cidades brasileiras. Veja AQUI.
E para comparar com uma cidade do mesmo porte que Poá, pode-se citar São Caetano. Lá, em 2011, a administração municipal tinha 5081 servidores mas somente 277 eram comissionados. Enorme diferença em relação às contratações poaenses.
Os concursos públicos, no entanto, não tem sido realizados em Poá. As últimas contratações de servidores efetivos da saúde e da educação foram feitas por um precário processo seletivo que, aliás, está sendo questionado pelo Tribunal de Contas do Estado.
Por Leandro de Jesus
1 comentários:
a CF/88 determina que cargos de comissão, diretores, chefes e assessores são de livra nomeação pelo Prefeito entre os brasileiros.
Ja as funções de confiança, diretoes, chefes e assessores somente é de exclusividade aos servidores de carreira.
Na Prefeitura de Poá a lei nao fala em função de confiança e sim em cargos de confiança, logo qq cidadão proderá prove-los.
Postar um comentário