ANÁLISES, DENÚNCIA E OPINIÃO: BLOG DE POÁ COMPLETA 5 ANOS

.
Há 5 anos nascia sem muita pretensão mais um blog entre milhões da internet. Com muita ousadia e coragem, no entanto, o Blog de Poá começou a ocupar um espaço raramente trilhando nos meios de comunicação local: investigação e denúncias de desmando nos poderes públicos da cidade. O tempo foi passando, centenas de artigos foram escritos e dezenas de assuntos foram somados aos temas das postagens. 482 artigos depois, o blog completa aniversário e felizmente é lido por milhares de leitores todos os meses. Resultado de um trabalho feito com seriedade, responsabilidade e sobretudo delineado com o olhar deste blogueiro, jornalista que não esconde sua opinião sob o falso conceito da imparcialidade.

Quando escrevemos não vemos o tempo passar. Foi muito rápido este período, mas tempo suficiente para dezenas de outros blogueiros aparecerem na rede e começarem a fazer parte da construção de uma mídia alternativa, transmitindo informações, publicando opiniões, escrevendo poemas, novelas, contos, ou seja, também fazendo história. Fez parte deste blog Saulo Souza e faz parte desse trajeto o nascimento do coletivo de Blogueiros do Alto Tietê, grupo que tem procurado aglutinar muitos outros iguais a nós.

Neste 5 anos, denunciamos ataques ao meio ambiente, a desorganização do espaço urbano, a mídia corrompida, os políticos corruptos, a violência do Estado em desocupações, contra negros ou contra estudantes. Falamos ainda de contratos irregulares da administração pública, da saúde municipal, de cultura, de esporte, das políticas públicas para a juventude, do orçamento da cidade, da criminalização dos movimentos sociais, da condenação de políticos. Participamos de tuitaço, de campanha pela democratização dos meios de comunicação e por projetos populares de banda larga. Denunciamos o abuso no gasto do dinheiro público, compusemos manifestações e participamos de debates. 

Muitas vezes noticiamos matéria relevantes com exclusividade e pautamos a mídia tradicional em diversos temas. Fomos ouvidos pelo poder público e muitas vezes atendidos. Os resultados são para toda a sociedade.

Enfim, noticiamos, informamos, analizamos e repercutimos. O blog se propõe a discutir o espaço público. Às vezes com acertos, às vezes com erros, mas em nenhum momento se furta a debater a construção de uma cidade mais justa, mais humana e mais ética. É isso que muitos não querem: abrir espaço para a reflexão de alternativas ou de emancipação daqueles que sonham.

"Na vida existem vários desafios, o nosso está apenas começando", frase de entrada do blog permanece mais viva do que nunca. Convido você então a continuar conosco, lendo, opinando, debatendo e construindo uma cidade e um país mais ético e melhor para se viver. Conte com o Blog de Poá para isso.

Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01