#SOSFERRAZ - CAMPANHA DE AUXÍLIO A MORADORES DESALOJADOS

.

Após a lamentáveis cenas vividas no Pinheirinho, em São José dos Campos, moradores de Ferraz de Vasconcelos também sofrem com desocupação e parte deles permanecem há mais de 10 dias sem ter local para ir. Hoje, em torno de 200 pessoas, entre as quais, crianças e bebês, estão alojadas em cantos do Ginásio Municipal de Esportes da cidade. A situação é precária e a blogosfera levanta uma urgente campanha de doação para imediato auxílio àquelas pessoas.

Os moradores dizem não ter recebido colchões da prefeitura e a alimentação cedida é muito escassa. Não há pães e apenas o jantar estaria sendo entregue, limitado a parte das pessoas. As famílias estão dormindo no chão, na quadra, embaixo de escadas e em cantos do ginásio de esportes. Há relatos de que neste domingo o jantar doado chegou azedo.
Há informações de que algumas pessoas já teriam perdido o emprego. As crianças, em fase de estudo, frequentavam escola na região da Vila São Paulo, mas como não houve disponibilização de transporte, elas também deixaram de ir às aulas. Os moradores informam que não houve qualquer proposta para realocação e não tem recebido autoridades do município.

Não tem sido destinados equipes de limpeza ao local. O espaço conta com uma cozinha improvisada em um dos vestiários. Um berçário também foi improvisado em outro vestiário e abriga bebês, o mais novo tem apenas 20 dias. Não há local adequado para lavarem roupas. A única geladeira no espaço está praticamente sem alimentos.

Banheiros são divididos entre homens e mulheres para tomar banho. O trabalho de limpeza tem sido revezado entre as famílias. A única proteção de algumas pessoas, em seu espaço dentro do ginásio, são caixas de papelão, que servem de teto e divisórias.

As necessidades mais urgentes são: Fraudas, leite, colchão, mantimentos e roupas


Desocupação

Após solicitação da Prefeitura Municipal, a Justiça determinou desocupação do Projeto Morar Bem II, na Vila São Paulo. Ao menos 450 pessoas ocuparam o local após as obras ficarem paradas em torno de três anos. A obra pertence ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal em parceria com a prefeitura. A desocupação ocorreu de forma pacífica. 

Os moradores mostraram cadastro no qual informam que quase a totalidade residia em Ferraz, em áreas de risco, casas de parentes ou imóveis alugados.

As doações podem ser entregues diretamente no Ginásio Marcílio Guerra: 
Endereço: Rua Jácomo Zanchetta, 77 - Centro, Ferraz de Vasconcelos - SP

Faça sua doação e ajude a compartilhar esta campanha

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01