INTERNAUTAS LEVAM SUGESTÕES AO PREFEITO TESTINHA

.
Blogueiros e usuários de redes sociais se reuniram com o Prefeito Francisco Pereira de Souza, o Testinha, nesta sexta-feira, dia 14, para discutir o andamento do Projeto Cidade Digital e propor melhorias na comunicação institucional de forma que a população tenha melhor acesso às informações do poder público.

A visita à prefeitura faz parte das ações decididas no I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, realizado em junho deste ano. Na carta final do evento, foi aprovado um item que pretende exigir das prefeituras da região a disponibilização, de forma gratuita, do sinal de rede de internet em todo o território dos municípios. 

A equipe do setor de informática da prefeitura acompanhou a reunião e informou os detalhes técnicos do projeto. O pedido de convênio já fora efetuado ao governo federal. Previsto para ser realizado em três fases, o projeto prevê a disponibilização de sinal de internet na fase 1; criação de um sistema operacional de telefonia na fase 2 e; transmissão on line de imagens da cidade, pela internet, na fase 3.

Testinha garantiu que se o convênio não puder ser celebrado rapidamente a própria prefeitura iniciará com recursos próprios a disponibilização de sinal ao redor de todas as escolas municipais. Isso, pois os alunos da rede receberão netbooks e poderão acessar a rede

A regulamentação da execução do projeto ainda está em discussão. Os internautas, no entanto, se colocaram contra a burocratização da liberação do acesso à rede, bem como à vigilância ou perda de privacidade na possibilidade da realização de um cadastro. A prefeitura quer uma contrapartida e discute a vinculação do uso ao pagamento de IPTU ou a participação no programa de coleta seletiva. 

O participantes da reunião garantiram que estas amarrações vão contra o princípio de liberdade e acessibilidade da rede. Além disso, impediria o acesso de famílias cujos dependentes tenham dificuldade em pagar o imposto, por exemplo os desempregados. A coleta seletiva, que não é realizada em todo o município, também não se constitui uma boa opção. Diversas cidades foram citadas com exemplo na liberação do sinal sem qualquer exigência nesse sentido. O prefeito e sua equipe se dispuseram a reavaliar essas questões.

Os internautas garantiram apoio ao projeto e exigiram que não haja qualquer recuo na disponibilização do acesso ou qualquer trava burocrática neste programa, que garantirá difusão de informação e conhecimento aos cidadãos.

Participaram da reunião Douglas Alves e os blogueiros Leandro de Jesus, Rodrigo Gonçalvez e Saulo Souza, além do Secretário de Governo, Geraldo Oliveira.

Comunicação


Os internautas mostraram ao prefeito insatisfação em relação ao sítio da prefeitura na internet e a não-divulgação de alguns eventos promovidos pela administração. A página oficial da prefeitura dispõe de poucos serviços aos cidadãos e está com notícias desatualizadas. Além disso, questionaram a ausência do poder público nas redes sociais, meios pelos quais as informações podem ser rapidamente divulgadas.

O prefeito Testinha assumiu os erros na área e marcou, ainda nesta sexta-feira, reunião com a empresa que é responsável pela construção do sítio. Prometeu ainda rever a divulgação dos eventos da cidade e estudar uma possível reestruturação do setor de comunicação da prefeitura.


Por Leandro de Jesus
Fotos: Julien Pereira

0 comentários:

Publ01