ENCONTRO MUNDIAL DE BLOGUEIROS COMEÇA NA QUINTA

.
Foz do Iguaçu se tornará o centro de discussão das mídias alternativas de todo o planeta nesta semana. De quinta-feira (27) a sábado (29), a cidade receberá internautas e ativistas sociais de diversos países para o 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que será realizado no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu.  

A abertura oficial do evento será na quinta-feira, a partir das 19h, no Mirante Central de Itaipu. A binacional patrocina o evento, para o qual são esperadas mais de 500 pessoas de países latino-americanos e de nações como Estados Unidos, Egito, Índia, Japão, Gana, Espanha, Islândia, França.

O encontro discutirá “O papel da blogosfera na construção da democracia”. Na pauta estarão temas como o impacto sofrido pelas mídias tradicionais com o advento do uso da internet como uma rede alternativa de informações.



Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, a importância de se manter na vanguarda das comunicações alternativas faz com que a binacional apoie eventos como este. “Os blogs são fundamentais para a democratizar a informação e este encontro fortalece nosso relacionamento com esses novos formadores da opinião pública mundial", avaliou Piolla.

Um dos maiores expoentes do cyberativismo, o Wikileaks – site que publica informações confidenciais de interesse público, vazadas de governos e empresas – terá participação no encontro.

O porta-voz da organização, o jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, confirmou presença no primeiro dia de debates, na sexta-feira (28). Às 9h, ele dividirá a mesa ao lado de outras autoridades do jornalismo mundial, como Ignacio Ramonet, criador do jornal francês Le Monde Diplomatique.

O debate “O papel das novas mídias” terá ainda a presença dos brasileiros Luis Nassif, jornalista premiado e blogueiro, e Dênis de Moraes, pós-doutor em Comunicação e professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os demais painéis do dia tratarão das experiências progressistas nos Estados Unidos e Europa, às 14h, e na Ásia e África, às 16h. Também são esperados Jesse Chacón, ex-ministro das Comunicações da Venezuela, e Pascual Serrano, fundador de um dos maiores sites de esquerda da Europa, o Rebelión, entre outros.

No sábado, dia 29, a programação será retomada às 9h com o painel sobre as ações de mídia na América Latina. Às 14h, o painel se volta para o Brasil.
A última discussão do evento tratará da luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação, com início às 14h. No encerramento, os participantes aprovarão uma carta única de propostas sobre o tema.

O encontro é promovido pelo Instituto Barão Itararé e Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), com o patrocínio da Itaipu Binacional, Governo do Paraná e apoio da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e do ClickFoz, entre outros.

Fonte: Itaipu binacional

0 comentários:

Publ01