JOVENS DE POÁ PARTICIPARAM DE CONFERÊNCIA

.

Jovens da cidade de Poá participaram neste sábado, dia 10, da I Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. Reunidos na ETEC, durante quatros horas, diversas propostas de políticas para o grupo foram aprovadas, especialmente a que pede a imediata constituição de um Conselho Municipal da Juventude.

A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha (PDT) e do Secretário do Governo Geraldo de Oliveira. Após aprovação do regimento, em assembleia, os jovens dividiram-se em quatros grupos que debateram os eixos do texto base da II Conferência Nacional da Juventude.

Por sugestão de Leandro de Jesus, os participantes também propuseram políticas específicas para a cidade. Este blogueiro foi responsável por mediar o grupo 4, que tratou de segurança, direitos humanos, tecnologia e discriminação. 


Entre os presentes, estavam alunos de escolas estaduais, da Juventude Cívica Poaense (JUCIP), militantes de partidos, e até mesmo pais de jovens. O debate de alto nível proporcionou a construção de várias propostas as quais serão apresentadas na conferência regional. As específicas de Poá deverão ser levadas ao conhecimento da prefeitura e vereadores, inclusive a mais prestigiada, a da criação do Conselho Municipal da Juventude, cujo projeto está parado no executivo há mais de um ano.

O resultado da conferência demonstra que há necessidade de chamar os jovens para participarem das decisões no município. A participação popular é muito reduzida mas a juventude demonstrou que pode contribuir com um debate no qual se discuta projeto para as diversas dimensões da vida deles.

Na assembleia, o texto final foi aprovado assim como a eleição de 25 delegados que representarão o município na conferência regional.

Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01