NOTAS DA SEMANA

.
Reunião na Secretaria de Turismo


Nesta sexta, dia 05, estive em reunião com o Secretário Municipal de Turismo. Fui obter detalhes sobre a construção do Parque das Águas, em Poá. Acompanhou-me o Prof Carlos Datovo. Diga-se de passagem, o projeto, felizmente, fora copiado do programa de governo do PSOL, desde a campanha de Testinha.

O Secretário disse-me que o custo total do projeto, 3 fases, será de R$ 45 milhões. As fases seriam construção do parque, de um SPA e de um hotel. Partes do recurso ainda estão sendo captadas.

O Hotel seria custeado com recursos públicos, na última fase. Colocamo-nos contra a construção de um hotel com recursos públicos, pois entendemos que uma empresa deste tipo não corresponde à logica da administração pública. Vimos com preocupação a desocupação que ocorrerá na área, sem que haja atualmente planejamento de alocação das famílias. A ação afetará pessoas de baixa renda, pois o loteamento de alto padrão, ao lado do Ginásio de Esportes, ficará fora da área a ser desocupada (estranho não).

O Secretário disse que a prioridade é a construção de um hotel pela iniciativa privada. Mas caso não aconteça, a prefeitura fará e depois terceirizará. Ou seja, nosso dinheiro seria empregado numa obra que será "doada" à inciativa privada. 

O Parque, no entanto, será uma excelente opção para Poá, se concretizado. A primeira fase já está em processo licitatório. Por fim, apresentamos ainda algumas sugestões investimento no setor, como a realocação da verba para construção de um Centro de Evento multiuso.

Miss orquídea

Nesta quinta-feira ocorreu a eliminatória do concurso de Miss Orquídea. O evento foi no Centro Cultural Taiguara. Ao contrário do que se espera de um evento do gênero, recheado de pompa, emoções e torcida, não foi além de algo frio e restrito. Em edições passadas, havia seleção nos bairros, momento no qual as concorrentes tinham a presença de familiares, amigos e vizinhos, vibrando pelo desfile. O centro das atenções era o bairro. Nesta edição, porém, nem os pais puderam ver suas filhas desfilando perante os jurados. Faltou sensibilidade da organização.

Plano de Habitação.

Foi apresentado publicamente, na última quinta-feira, os detalhes da construção do Plano Municipal de Habitação. A empresa Tecton será responsável por conduzir os trabalhos. O prazo previsto para entrega é 31 de dezembro. O tempo é extremamente curto e preocupa-nos que seja feito sem qualidade. O executivo poaense absurdamente demorou 6 meses para licitar o plano. Será este plano que conduzirá todo o desenvolvimento do setor na cidade.

Audiência com músicos

Na quarta-feira, dia 03, foi a vez de acontecer a Audiência Pública que discutiu o PL que trata da obrigatoriedade de o Poder Público Municipal contratar artistas locais em eventos no município. Um bom debate no qual se buscou o consenso. Eu relatei e a mediação ficou por conta de Saulo Souza. Lauriston Barros, Douglas Aspasio e Naco Fantasia apresentaram suas posições sobre o tema. Os músicos tem o prazo de uma semana para enviar ao vereador mais sugestões sobre o PL. Que esta audiência, provocada por nós, seja replicada pelas diversas secretarias e sejam chamadas cada vez mais pelos vereadores. Que sirva de exemplo.



Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01