POÁ FOI SEDE DO I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ

.
Blogueiros do Alto Tietê promoveram inédito encontro regional


Foto: Adilson Santos
O I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais ocorreu neste sábado, dia 04, no Centro Cultural Taiguara, em Poá. O evento debateu os meios de comunicação e formas de mobilização por meio de blogs e redes sociais. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, que também foi transmitido ao vivo pela internet.

Saulo Souza, membro da comissão organizadora, realizou a abertura do evento e explicou os motivos pelos quais se faz necessário debates sobre os meios de comunicação. Em seguida, rapidamente apresentou os outros membros da equipe: Adilson Santos, Marcos Dornel, Jair Pedrosa, Leandro de Jesus e Leonardo Ferreira e chamou ainda o Prefeito Testinha (PDT) para um breve pronunciamento.
Foto Adilson Santos
Saulo, Eduardo Guimarães, Dornel e
Paulo Henrique Amorim
Na mesa inicial, e mais prestigiada do dia, com o tema Mídias Alternativas e a democracia, participaram o jornalista Paulo Henrique Amorim (Rede Record) e Eduardo Guimarães (Blog Cidadania), mediado por Marcos Dornel. Em uma hora e trinta de debate, a lei dos meios de comunicação, liberdade de imprensa e de expressão e mobilização de blogueiros esteve em destaque.

Na parte da tarde, o evento recebeu a blogueira Ana Maria Coelho (Lounge empreendedor), o jornalista Cesar de Oliveira (Eumemo ideias), e membros da comissão organizadora do encontro estadual de blogueiros, o também jornalista Aparecido Lima (@cidoli) e o advogado Rodrigo Servulo (Midia Caricata). A mesa eclética tratou desde a forma tornar um blog atrativo, passando pela capacidade de difusão das redes sociais e findou-se na capacidade de mobilização das pessoas por meio da internet. A mesa foi mediada por Jair Pedrosa.
                                                                                                                                             Foto: Marciabrasileira          
Ivan Valente, Leandro e Sakamoto
Em seguida, os participantes assistiram a mesa com o deputado federal Ivan Valente (PSOL) e o jornalista Leonardo Sakamoto (Blog do Sakamoto). Mediados por Leandro de Jesus, os palestrantes bateram em temas importantes, como os direitos humanos, escravidão, meio ambiente, especialmente a reforma do código florestal, concentração dos meios de comunicação, liberdade de expressão, lobby das empresas de telecomunicações e legislação do setor.

No final do evento, Leonardo Ferreira conduziu a elaboração de uma agenda do Alto Tietê e a construção de um carta do encontro. Neste momento, o debate esteve aberto e os presentes contribuiram com diversas sugestões para os passos seguintes a serem realizados na região.

Adilson Santos, realizou a reportagem-fotográfica durante todo o evento.

Encontros de blogueiros

Os blogueiros de todo o Brasil estão realizando encontros estaduais como preparação ao Encontro Nacional, que realizar-ser-á nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. O encontro estadual, por exemplo, ocorreu em abril deste ano. 

Um evento regional, no entanto, como este do Alto Tietê, é inédito no país. Ocorrido com o suporte logístico e de infra-estrutura por parte da Secretaria Municipal de Cultura, o debate pôs a região novamente nas discussões sobre os direitos e lutas das mídias alternativas. A Diretoria de Comunicação, Guarda Civil Municipal e o Departamento de Trânsito também auxiliaram na organização.

O encontro recebeu blogueiros e usuários de redes sociais de todo o Estado. Membros da Comissão Organizadora do Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas também compareceram. Além disso, secretários municipais, vereadores, organizações da sociedade civil e a imprensa tradicional acompanharam todo o evento.

Por Leandro de Jesus
atualizado em 06/06, 10:30h

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01