ENCONTRO DE BLOGUEIROS APRESENTA NOVAS PERSPECTIVAS

.
Realizou-se no último final de semana o I Encontro de Blogueiros Progressistas de São Paulo. O evento reuniu blogueiros e usuários de redes sociais de todo o Estado, na Assembleia Legislativa. Entre os diversos temas debatidos, a democratização da mídia esteve em destaque.

No sábado de manhã, uma das mesas de debates mais prestigiadas teve como convidados os deputados federais Luiza Erundina (PSB) e Paulo Teixeira (PT), o deputado estadual Antonio Mentor (PT) e o jornalista, e blogueiro, Paulo Henrique Amorim. Eles trataram sobre a nova Lei das Comunicações, democracia na mídia e a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Democratização das Comunicações, que será presidida pela Erudina.

Outros assuntos tiveram destaque como Opressão na Mídia, Mídia Livre, Marco Regulatório da Mídia, A Militância Virtual e Redes Sociais e Proteção Jurídica na Blogosfera, Sustentação Financeira na Blogosfera, Educação na Blogosfera, Ferramentas Tecnológicas e Comunicação Comunitária.

Dentre os diversos consensos entre os participantes, um parece essencial. Dotar a blogosfera de uma agenda em comum que trate de temas que são deixados de lado pela mídia grande ou mesmo deturpado por ela, motivado por interesses políticos ou comerciais.

Há temas de enorme importância que precisam ser tratados com um viés diferente. A reforma política, a nova lei de comunicações, o marco civil da internet, a homofobia, o racismo e os ataques contra mulheres. Todos são temas que afetam diariamente o cotidiano das pessoas e também a comunicação pela internet.

O blog tem um papel interessante pois alcança pessoas que por vezes não acessam esses assuntos na mídia tradicional. Dessa forma, blogueiros podem melhorar e espalhar o debate de forma a encontrar milhares de novos leitores.

Por Leandro de Jesus

Ps: Saulo Souza e eu participamos deste evento.

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01