Tom Jobim EMESP abre Processo Seletivo para cursos de 2011

.
A Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para Cursos de Formação musical profissionalizante e Cursos Livres Preparatórios. Para este Processo Seletivo, serão oferecidas 700 novas vagas, distribuídas entre as áreas de música erudita e popular, nas unidades da Luz e do Brooklin, na capital paulista. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de janeiro de 2011. Clique aqui para ler o Edital de Convocação e fazer a sua inscrição.

São 400 vagas para os quatro Ciclos dos Cursos de Formação e 300 vagas para três níveis de Cursos Livres Preparatórios já disponíveis aos candidatos, em cursos de mais de 40 diferentes Instrumentos, inclusive Canto e Composição. O número de vagas ainda pode aumentar em 2011, dependendo da abertura de vagas remanescentes na Escola, que atende, no total, 1.800 alunos por ano.

Os diferentes níveis dos Cursos são destinados a distintos perfis de estudantes de música, respeitando suas faixas etárias, bem como habilidades e conhecimentos musicais. Assim, os Cursos de Formação são divididos em qautro diferentes Ciclos, bem como os Cursos Livres Preparatórios (mais detalhes abaixo).

Provas

O processo de seleção contempla provas escritas, realizadas entre os dias 18 e 19 de janeiro (1ª fase, eliminatória), e mais duas provas, uma prática e outra teórica, que serão feitas entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

A avaliação prática da segunda fase será feita por uma Banca Examinadora, formada pelos professores responsáveis de cada disciplina na Tom Jobim EMESP e por músicos convidados.

Cursos oferecidos

Entre os Cursos de Formação profissionalizante, são oferecidos os Cursos de Formação Continuada (1º a 3º Ciclos) e o Curso de Formação Avançada (4º Ciclo).

Os cursos de Formação Continuada, com ênfase profissionalizante, têm duração de dois a três anos e são voltados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto. A estrutura desses cursos está dividida em três Ciclos. O primeiro é destinado para pré-adolescentes com até 13 anos, o segundo tem como foco jovens de até 16 anos e o terceiro é voltado para músicos com até 21 anos.

Formação Avançada

A Formação Avançada é destinada a músicos de qualquer idade (sem limite mínimo nem máximo) e tem foco em formação nas áreas de Composição, Música Antiga, Prática Instrumental Avançada (erudito e popular), Canto (erudito e popular) e Ópera Estúdio.

Cursos Livres

Os Cursos Livres têm duração de um ano. Neste Processo Seletivo, são oferecidos os Cursos Livres Preparatórios, destinados a crianças, jovens e adultos que pretendam ingressar nos Ciclos dos Cursos de Formação em processo seletivo futuro da Tom Jobim EMESP.

Para este Processo Seletivo, há vagas abertas para os Cursos Livres Preparatórios para 1º a 3º Ciclo. Os limites máximos de idade para cada curso são de um ano a menos que o limite do Ciclo Correspondente. Assim, o limite é de 12 anos para ingressantes no Curso Preparatório para 1º Ciclo, de 15 anos para o Curso Preparatório para 2º Ciclo e de 20 anos para o Curso Preparatório de 3º Ciclo.

Cronograma do Processo seletivo

1º/12/2010 a 14/01/2011: Período de Inscrições para o Processo Seletivo
18/01/2010: Publicação da lista de inscritos e locais, datas e horários de prova da primeira fase
19 e 20/01/2011: Realização das provas de primeira fase
22/01/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase, com a convocação para a segunda fase, com locais, datas e horários de provas da segunda fase
31/01 a 03/02/2011: Realização das provas de segunda fase
10/02/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na segunda fase com classificação
14 a 18/02/2011: Matrícula dos convocados para as vagas abertas nos Cursos de 2011 da Tom Jobim EMESP
28/02/2011: Início das aulas para os alunos matriculados

Fonte e redação: Emesp

1 comentários:

Andre disse...

Vou prestar para o segundo ciclo em Violão Erudito. Mas acho que não passo ¬¬' é a vida

Publ01