GOVERNO LULA ENCERRA MANDATO COM MAIS ESCÂNDALOS

.
Apesar de ser um governo com alta popularidade, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina seu mandato com mais um escândalo no currículo. A demissão da ex-ministra Erenice Guerra é apenas mais uma de uma série de ministros e secretários que perderam ou saíram de suas funções em virtude de denúncias de corrupção.

Erenice Guerra, ex-chefe da Casa Civil, ministério mais importante do governo, pediu demissão após denúncias de propina, "lobby" e tráfico de influência envolvendo transações de seus parentes com empresas e o governo. Levantamento de O Estado de S.Paulo mostra que com essa são 9 os políticos de alto escalão que tiveram de deixar o governo em meio a escândalos de improbidade administrativa.

Apesar de muitos casos não terem sido julgados ainda, e não se poder dizer que foram culpados ou até mesmo que alguns fatos sejam verdadeiros, as demissões demonstram clara preocupação com possíveis desvios de conduta. A denúncia mais grave foi a do mensalão cuja consequência foi a demissão de outro ministro do Casa Civil, José Dirceu.

Sabe-se que há problemas de desvios na administração pública de todos os poderes e que os órgãos públicos tem o dever de coibir tais ações. O governo Lula não é o primeiro a escancarar os problemas mas termina o mandato deixando claro de que o espaço e órgãos públicos foram invadidos por atitudes privadas, que comprometeram a moralidade e a legalidade constitucionalmente exigidas. Facilidades e fechamento de olhos para o inchaço da máquina pública por aliados possibilitam a falta de controle. Assim é o governo Lula.

O governo acertou em diversas áreas mas nem por isso se pode esconder os erros. Pelo contrário, deve-se coibí-los. Se denúncias são infundadas, deve-se investigá-las e comprová-las, e não agir como fez Lula, ao ir na Tv e atacar a oposição como se fossem lançadora de falácias. Isso não é atitude de um chefe de Estado.

Veja lista de quedas no Planalto*

Chefe da Casa Civil. José Dirceu - saiu em 16 de junho de 2005 por suspeita de envolvimento no mensalão;

Assistência de Promoção Social. Benedita da Siva - Demissão em 21 de janeiro de 2004 por ter viajado para um encontro em Buenos Aires com verba pública;

Previdência Social. Romero Jucá - Saiu em 2005 acusado de fazer uso irregular de empréstimos do Banco da Amazônia;

Ministério da Fazenda. Antonio Palocci - Caiu em 27 de março de 2006 depois de denúncia do caseiro Francenildo dos Santos Costa sobre festas e partilha de dinheiro com a "República de Ribeirão";

Comunicação. Luiz Gushiken - Após o escândalo do mensalão e a CPI dos Correios se demitiu em novembro de 2006;

Minas e Energia. Silas Rondeau. Perdeu o cargo em maio de 2007 depois de ter sido apontado pela PF como suspeito de receber R$ 100 mil da construtora Gautama, alvo da Operação Navalha;

Relações Institucionais. Walfrido dos Mares Guia. Saiu por denúncia em envolvimento no caso do mensalão tucano, em novembro de 2007;

Promoção e Igualdade Social. Matilde Ribeiro - Caiu em fevereiro de 2008 por despesas irregulares com cartão corporativo

 * Fonte: O Estado de S. Paulo

Por Leandro de Jesus

2 comentários:

souevoluido disse...

Olá, Leandro, tudo bem?
Bom, primeiramente gostaria de parabenizar pela qualidade das suas postagens no que se refere aos textos e explanações. Apesar de não concordar com a maioria das coisas que você publica devo concordar que você tem uma opinião muito bem formada!
Em seguida quero deixar aquí um tímido mas sincero protesto em relação ao seu blog. Seria ele um blog exclusivamente de críticas políticas? Por ser denominado blog de Poá-SP não seria conveniente tratar, as vezes, de assuntos mais amplos e com críticas mais construtivas, como por exemplo mostrar o que a cidade tem de bom (se é que tem), e as vezes também cobrir alguns eventos ou manifestações que ocorram em nossa cidadela?
Quero que entenda que não é minha intenção dar palpite no que vc posta, e sim uma sugestão de seguidor do seu blog que gostaria de ver mais coisas, além desta escória política. Confesso que as vezes me enoja um pouco esta sua amargura política.

Leandro de Jesus disse...

Olá colega, tudo em ordem. Primeiramente, agradeço a leitura do blog. A idéia inicial era a de que o blog tivesse uma opinião mais diversificada, inclusive pautado pelos mais diversos assuntos do município. Nos arquivos, você pode conferir textos de outras pessoas e de outros temas, embora sejam em pequena quantidade. De uns tempos para cá, focou-se na questão política sim. Se observar bem, tenho como objetivo cobrir aquilo que é importante e não é noticiado em nenhum veículo da região. São vários os exemplos. Por exclusiva falta de tempo, não consigo cobrir outros temas. Também no arquivos você encontra sugestões, não apenas críticaz. O blog, contudo, sempre esteve aberto para outras pessoas postarem artigos, mesmo que as opiniões divirjam da minha. Caso queira contribuir com textos sobre a cidade, fique a vontade.

Publ01