ECOPONTO É OPÇÃO PARA RESÍDUOS URBANOS

.
Como forma de reduzir o impacto da ação humana sobre as áreas naturais, cidades do país estão criando locais para depósito regular de resíduos da construção civil e outros volumes, os chamados ecopontos. Um consórcio formado por Poá, Ferraz e Suzano só pretende resolver o problema em alguns anos.

As cidades da região querem implantar a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil e Volumosos e unidades complementares para recepção, triagem e transbordo dos materiais. Os recursos para a construção da usina deverão vir do Estado após aprovação dos consórcio pelas respectivas Câmaras Municipais.

O projeto é importante mas está atrasado. A expectativa é iniciar a implantação somente em 2011. O despejo de resíduos gerados nas cidades é diário. É urgente, portanto, a construção imediata de ecopontos como os existentes na cidade de São Paulo.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, os ecopontos "são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis".

Seria de muita valia que a Prefeitura de Poá iniciasse imediatamente essa importante obra ambiental com a criação de ecopontos na cidade. Até que o projeto da usina seja realmente efetivado, os poaenses teriam um local para destinar os resíduos e evitaria que áreas naturais recebessem os despejos.

A prefeitura poaense que já foi manchada com o despejo de lixo em local irregular poderia melhorar sua imagem com essa ação. A sugestão está posta. Mãos à obra.

Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01