ENTRADA EM MERCADO DEIXA TRÂNSITO RUIM NA 26 DE MARÇO

.

Importante corredor da cidade é travado por um único comércio

O congestionamento de automóveis está cada dia maior na rua 26 de Março, importante via que liga bairros ao centro da cidade. Ao longo de 2009 foi possível notar o problema, mas nas festas de fim de ano a situação ficou dramática. O problema é agravado com carros entrando no Supermercado Veran.

Diversos elementos já são suficientes para a redução da velocidade no local. A rua, apesar de curta na largura, é importante corredor comercial. Tem mão única e há permissão para estacionamento em 45º em um dos lados. Além disso, a prefeitura autoriza ponto de táxi na via e há escola onde alunos chegam por meio de vans e ônibus.

O que trava o escoamento, porém, é a entrada de veículos no supermercado Veran. Para entrada e saída de veículos é necessário parada do trânsito. Em horário de pico noturno, um trecho que é possível trafegar em menos de um minuto, é realizado no mínimo em cinco. Nas festas de fim de ano, quando as vendas aumentaram no local, tranqüilamente o trajeto seria percorrido mais rápido caso as pessoas estivessem a pé.

O departamento de trânsito da prefeitura parece não estar interessado no problema, haja visto o longo período que a situação existe. Mas sugestões não faltam. Poder-se-ia mudar a localização do ponto de táxi, transferindo, por exemplo, para a frente da padaria situada na rua. No local atual seria criada uma faixa exclusiva para aqueles que quisessem entrar no comércio.

O lugar que hoje serve de estacionamento em frente ao mercado poderia ser transformado em faixa exclusiva para aqueles que quisessem sair do comércio. São soluções que exigem baixo custo e melhoraria a fluência do tráfego na rua. É necessário, contudo, que o departamento de trânsito se interesse em resolver o problema, atenda essa sugestão ou crie um projeto melhor.


Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01