AS MANSÕES DA PREFEITURA

.
Executivo municipal gasta erário público com diversos aluguéis


A exemplo de administrações anteriores, o governo de Testinha (PDT) mantém a mesma política de alugar diversos imóveis na cidade para alocar departamentos. Tal política leva o executivo a alugar salas comerciais e até mansões.

A locação de imóveis é prejudicial sob vários aspectos. O primeiro e mais latente ponto negativo é não se poder observar com clareza os critérios que identificam a transparência nas decisões ou a impessoalidade dos atos. O segundo ponto é não haver concorrência nesse tipo de contrato. Diante disso, o preço será o indicado pela imobiliária, sendo o de mercado ou não.

Outro item negativo são as constantes mudanças de imóveis. Isso é mais visível quando se inicia uma nova administração. Novos locais são alugados e os antigos, com as reformas investidas, são largados. Além, é claro, de que a população se acostuma a ir em determinado lugar e em seguida deve procurar o novo local.

A cada novo imóvel locado, como já dito,a prefeitura investe em reforma. Pintura, paredes, janelas, segurança, acessibilidade, divisórias, portas, iluminação entre outros. A mudança de prédio faz se perder todo esse investimento e novo gasto deverá ser realizado.

Estranha também o fato de a prefeitura alugar mansões na cidade. Os imóveis nos quais estão a Diretoria de Turismo e o Ambulatório da Saúde Mental são exemplos. Será realmente necessário alugar mansões no lugar de casas ou salas comerciais? Não se entende também o porquê alugou-se um prédio para ensaios da orquestra quando foram investidos milhões na construção do Centro Cultural Taiguara.

Provavelmente, a sede da prefeitura não comporte todos esses departamentos, o que a obriga a locar os imóveis. Ela faria melhor se já planejasse construir uma unidade que centralizasse as diversas secretarias e diretorias. Não se vê, porém, projetos para isso, o que geraria redução de custos a longo prazo e o consequente investimento do valor em outra área.

É necessária uma política séria para a disposição na cidade dos diversos departamentos da prefeitura. É importante a centralização deles em um único ou poucos locais. Algo que seja bem distante da atual frágil política de aluguéis de mansões.

Por Leandro de Jesus

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01