DIRETOR DE TURISMO RELATA PROJETOS

.
Por Leandro de Jesus

Nestaa quarta, dia 8 de Julho, o Diretor de Turismo da cidade de Poá, Fernando José Miranda, recebeu em seu gabinete Leandro de Jesus e Carlos Datovo, fez um balanço de seu trabalho e ouviu sugestões de projetos para o setor.

De acordo com Miranda, quando iniciou na pasta quase não havia projetos para o setor. A falta de estrutura era grande, alguns problemas já foram corrigidos, mas outros ainda continuam. "Não havia computador, nem internet tinha, faltavam técnicos da área. Os funcionários usavam meu gabinete para trabalhar com meu micro pessoal". Eu tinha que usar minha própria internet", informou.

O diretor relatou que hoje já há três micros no local, mas ele ainda trabalha com o seu particular. A diretoria também foi instalada num local mais adequado que o anterior. Hoje está num casarão alugado, com amplas salas, as quais também são utilizadas pelos grupos de teatro e dança da prefeitura.

Apesar da nova estrutura, a diretoria dispõe somente de um técnico na área. O próprio diretor disse preferir "trabalhar com quem não conhece mas tem vontade, do que com os que conhecem mas não a tem".

Miranda disse ainda que está tentando reestruturar o Conselho Municipal do Turismo, com novas eleições para em seguida promover o Fundo Municipal de Turismo. Segundo ele, está buscando junto ao Ministério do Turismo o Inventário Turístico do município e em breve fará a reabertura do Balneário Municipal.

Questionado sobre a falta de materiais promocionais da cidade no 4º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, Miranda respondeu com outra pergunta: "O que teríamos para apresentar"?. Os recursos da cidade realmente não se encontram estruturados para divulgação como atrativos, avaliou Leandro de Jesus.

O diretor de turismo falou ainda que tentou reestruturar o material divulgado em conjunto pelo Circuito Águas e Nascentes. Segundo Miranda, "o material apresentava, por exemplo, o Balneário, só que hoje ele ainda não pode ser visitado turisticamente". Por fim, falou dos projetos da Feira Permanente de Artesanato e da obra que será feita na Praça de Eventos.

Sugestões

Leandro de Jesus e Carlos Datovo informaram que muitos estão empenhados em ajudar a prefeitura, inclusive eles, mas gostariam de ter a confiança de que eles realmente pretendem seguir o que a população deseja. Carlos relatou a tristeza de ter feito diversas sugestões à prefeitura, "de coisas simples, pontuais, mas o prefeito não as acatou".

Nesta reunião, foram feitas sugestões para melhorias e promoção da EXPOÁ (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), para que se possa aumentar o número de visitantes e a recepção seja com qualidade. Tratou-se também de melhor utilização da região das fontes, criando um parque, da organização de atrativos e roteiros na cidade e de uma festa específica sobre a água.

Por fim, cobrou-se do diretor de turismo que convoque a população e as pessoas interessadas no Turismo, para que haja participação popular nos projetos e desenvolva conceitos para melhoria do setor. Leandro e Carlos disseram ao diretor que entendem o Turismo com grande aliado na geração de emprego e renda, mas que é necessário que o poder público crie mecanismos para incentivar as comunidades e a iniciativa privada a participar dos projetos.

*Leandro de Jesus é formado em Turismo e é Secretário Geral do Psol/Poá
Carlo Datovo é professor e Presidente do PSOL/Poá

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01