POR QUE FESTEJAR O DIA DO TRABALHADOR?

.
O feriado de 1º de Maio de 2009 é um dia dos últimos anos que menos motivos o trabalhador tem para comemorar algo. Em plena crise do sistema econômico mundial, a classe trabalhadora é a que mais sofre com a desordem vigente no neoliberalismo. Mas, alheias a isso, grandes centrais sindicais, como a CUT e a Força Sindical, promovem festas e ignoram a gravidade do problema.

Segundo estimativas do DIEESE ( Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ), em Março havia 3,01 milhões de desempregados em 6 regiões metropolitanas. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o número de pedidos de seguro desemprego no primeiro trimestre de 2009 subiu 7,9%. Em dezembro de 2008, houve um recorde de demissões de trabalhadores com carteira assinada: 654 mil. O PIB (Produto Interno Bruto) deste ano se não ficar estável deverá ter queda em relação a 2008. O quadro, portanto, não é dos melhores para os trabalhadores.

Este feriado, desse modo, não tem de ser comemorado, principalmente pelas instituições que deveriam prezar por garantias aos trabalhadores. Essa data, no país, assim como em outros, deveria ser marcada se não com protestos, no mínimo como grandes questionamentos e preocupações. Mas CUT e Força Sindical, sem citar outras, promovem festas em várias cidades com direito a distribuição de prêmios, incluindo até carros.

Os trabalhadores estão pagando pela crise com seus empregos. Suas famílias sentem na pele a terrível cena de ver pais, mães e filhos desempregados. O dia do trabalho é de luta, não de festa. Repúdio sim às centrais que estão alheias ao sofrimento do trabalhador e que festejam em momentos de tristeza.

Trabalhador não se engane. Enquanto a burocracia sindical só pensa em festejar, na sua auto-promoção e de seus representantes eleitos, a corda nos pescoço da classe aperta cada dia mais. Resista a eles e procure alternativas, pois do contrário o trabalhador pagará cada dia mais por uma crise da qual ele não é o culpado.

0 comentários:

Clique e confira as promoções

Publ01