Opções para o transporte público municipal

.
Um dos debates mais polêmicos atualmente na cidade de Poá é sobre o transporte público municipal. Apesar da importância do tema para toda a população, a prefeitura municipal providencia edital de licitação de concessão do transporte sem uma consultar popular democrática.

Muitas idéias e opções existem para a concretização de um transporte mais acessível. Transformou-se em moda, em muitas cidades, o bilhete único. Com ele, o passageiro transita em determinado período de tempo por vários ônibus, pagando apenas uma passagem. Na cidade de São Paulo, por exemplo, é possível também utilizar trem ou metrô e ônibus com esse bilhete.

Em outras cidades, optou-se por reduzir a tarifa dos coletivos. Prefeitos compreenderam a importância social do transporte público e decretaram a redução, assim como ocorreu no primeiro mandato de Marcelo Cândido (PT), em Suzano. Em municípios, como São Paulo, a prefeitura subvenciona o transporte para que os custos não sejam altos para as pessoas.

Além dessas alternativas, Poá deve decidir se manterá o modelo de monópolio ou se permitirá a concorrência entre empresas. Sabe-se, contudo, que quando há concorrência a tendência é de disputa de preços e qualidade nos serviços prestados, o que gera benefícios ao consumidor.

Outra polêmica é a permissão para o transporte alternativo. Recente utilização de vans no serviço de foi proibida por Testinha. Alguns munícipes, no entanto, reclamaram desse fato, pois esse transporte demonstrava ser mais rápido que os tradicionais.

Sugestões, opções, dúvidas e polêmicas são várias. Resta à prefeitura fazer pela primeira vez na atual gestão um amplo debate, público e democrático, no qual a população possa realmente participar e ditar os rumos do transporte. A prefeitura, no entanto, até o momento não demonstrou vontade para que isso aconcetça.

Leandro de Jesus

0 comentários:

Publ01