SITIO DA PREFEITURA COMEMORA ANIVERSÁRIO: 1 ANO SEM ATUALIZAÇÃO

.
O sítio oficial da prefeitura municipal de Poá na rede mundial de computadores faz aniversário. Não é de tempo no ar, mas de falta de atualização. Não é para se comemorar, mas para questionar.

O descaso da administração municipal para com este meio de comunicação existe desde sua criação, no governo de Roberto Marques (PTB). Pouca atenção fora dispensada a ele. Somente eram disponibilizadas algumas matérias elaboradas pela assessoria de imprensa e esporadicamente informações de campanhas.

O ápice da falta de atenção dada a esta mídia aconteceu em 2008. Desde abril não há atualização. Num ano eleitoral, a prefeitura deixou-o de lado. Talvez houvesse outras preocupações. O fato é que o sítio nunca foi utilizado para servir efetivamente ao cidadão.

Transparência dos mais diversos assuntos da administração não foi a tônica. O cidadão não teve fácil acesso, portanto, à detalhes do orçamento municipal, de editais, licitações e obras, de contratações e nomeações, do organograma, de projetos de secretarias, de decretos e leis e de transferências de verbas por parte dos governos federal e estadual. O poaense também não teve direito ao acesso à serviços, como impressão de boletos, informações sobre taxas, multas, cadastros, requirementos ou certidões.

O novo prefeito, Francisco Pereira de Souza, o Testinha (PDT) encontrou o sítio nessas condições mas até o momento sua equipe não promoveu alterações ou qualquer atualização. Entre as muitas ações a serem promovidas pelo novo governante deve estar também o sítio, pois ele é um importante instrumento da democracia, no sentido de propiciar fácil acesso a detalhes da administração. Mais que direito do cidadão, é dever constitucional do governante publicizar ações do governo. Está em tempo então de a prefeitura ativar este meio de comunicação e facilitar a vida do cidadão, garantindo acesso rápido a informações e a serviços.

REGIÃO

As prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos mantém sítios atualizados. Neles diversos serviços são oferecidos aos munícipes e informações sobre a administração são divulgadas. Os de Mogi e de Suzano são os mais completos. No primeiro há serviços sobre dívidas, consulta sobre processos, multas, IPTU, editais e licitação. O segundo apresenta notícias sobre ações do governo, divulga a estrutura administrava, finanças, além de um sistema "Fale Conosco".

Embora em menor quantidade, os sítios de Ferraz e Itaquá também disponibilizam notícias e opções "on line" de serviços ao cidadão. Em Poá, no entanto, até o sítio da Câmara Municipal está fora do ar.

1 comentários:

saulo souza disse...

O site da prefeitura ainda fora do ar... O da câmara ainda abandonado!
saulo

Clique e confira as promoções

Publ01