TURISMO EM POÁ?

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A atividade turística na cidade é muitas vezes tema de reportagem e editoriais de jornais na região. O turismo, contudo, não é tratado pela administração municipal com a profundidade, complexidade e a importância requisitada.

Poá é Estância Hidromineral mas não está preparada para receber turistas, sequer visitantes. Não apresenta infra-estrutura adequada para a atividade e não se vê vontade política para que isso aconteça. Os problemas impeditivos do turismo são diversos.

Antes de querer receber turistas, é necessário que a cidade seja boa para seus cidadãos. É importante que eles se sintam bem em sua cidade, que gostem e conservem o ambiente no qual vivem. É preciso criar uma consciência coletiva que ressalte a importância social e econômica em se manter uma cidade bonita, organizada, com pessoas receptivas, apta para receber visitantes. Mas, neste momento, a cidade está feia, com obras desconexas, com praças sujas e pouco atraentes, mesmo depois de reformas. Trânsito atabalhoado, buracos e falta de segurança são também aspectos que desânimam a população.

A gestão do turismo na cidade, em diversos governos, também é realizada de forma equivocada. Faltam técnicos para orientar os políticos, falta estrutura adequada para uma área importante que promove o desenvolvimento, mas, acima de tudo, falta visão e vontade políticas. Nenhum prefeito até hoje se dispôs a incentivar o turismo. A atual diretoria de turismo não conta com estrutura decente para promover projetos. Falta desde computador, passando por e-mail corporativo, acervo bibliográfico, funcionários, até chegar a um gabinete inadequado para receber autoridades ou visitantes.

Conselho municipal de turismo também é outra peça de ficção. Criado há algum tempo, não teve participação ativa, seja criticando, analisando ou articulando projetos na cidade. Não houve transparência na eleição de sua diretoria e não se tem notícias de que haverá novo pleito.

É verdade que em Poá há poucos recursos turísticos, os quais podem vir a serem atrativos e depois produtos turísticos. Com uma gestão visionária, no entanto, a médio prazo, eles podem ser criados, aperfeiçoados e desenvolvidos. Como exemplo, pode ser citada a cidade de Itu. Há algumas décadas, ela não era conhecida como o é hoje. A gestão pública e os empresários levaram à frente aquilo que o humorista Simplicio, do programa "Praça da Alegria", divulgava: uma cidade onde tudo era grande. Hoje Itu recebe milhares de visitantes para ver orelhão, farol e comprar produtos em tamanhos gigantes. A cidade criou um conceito, uma marca, e com seriedade promoveu atrações turísticas.

Poá, por sua vez, segue na contramão. No momento em que poderia divulgar sua maior marca, a água, através das requalificações de praças e passeios no centro da cidade, foram colocados bloquetes que nada são atrativos e a marca da cidade sequer foi lembrada. Pura falta de visão num local onde dizem querer alavancar o turismo.

É positivo para a cidade receber turistas, mas para isso a gestão pública em Poá precisar incentivar a atividade. A cidade, que recebe recursos específicos por ser estância, precisa preservar seus rios, lagos e nascentes. Urge a conscientização ambiental dos cidadãos e promoção de eventos educacinais. Precisa promover mais debates e suscitar ações da iniciativa privada. Os cidadãos só tendem a apoiar. Esses são passos para articular a população num grande projeto.

É urgente a criação de conceitos e principalmente massificar a marca de Poá, a água. A prefeitura precisa criar a infra-estrutura e levar à população a importância que é para o desenvolvimento receber visitantes. É imperativo colocar profissionais do setor para promover projetos e darem sugestões. A seguir, trabalha-se na infra-estrutura, com disponibilização de coisas básicas, como banheiros públicos, rodoviária decente, sinalização em placas e pavimentação de ruas e avenidas, além de melhora nos sentidos do escoamento do trânsito.

E por fim, trabalha-se no desenvolvimento de produtos, sejam naturais ou não. Pode-se criar portais da cidade, visitação às fontes, à prédios históricos, criar a feira permanente do artesanato, com produtos que divuguem a cidade. Divulgar Poá e seus eventos em feiras turísticas é também de grande importância.

Existe um longo trabalho a ser realizado. A sugestão está posta. Que a adminstração pública cumpra, então, seu dever

Por Leandro de Jesus
Formado em Turismo no Instituto Federal de Educação de SP

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