ENEM

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Por Saulo Souza


É certo que compete aos Municípios a responsabilidade pela manutenção da educação infantil e prioritariamente pela educação fundamental (art. 211,CF) e que compete ao Governo Estadual, além de compartilhar as responsabilidades pela manutenção do ensino fundamental com os Municípios, assumir os encargos pela manutenção e expansão do ensino médio público, visando a sua progressiva universalização. Assim, parece claro que inicialmente poderemos atribuir apenas ao governo estadual o baixíssimo resultado do município de Poá no ENEM 2007 - Exame Nacional do Ensino Médio, que dentre os 10(dez) municípios da Região apareceu horrorosamente na 9º posição, ficando na frente apenas do Município vizinho Itaquaquecetuba. Porém, por mais considerações e ponderações que possam ser feitas a respeito do Governo Estadual, por trás dos números há pelo menos uma conclusão que é inevitável: Os maus resultados do ensino médio também são conseqüências dos anos iniciais de estudo promovidos pelo Governo Municipal em nossa cidade. São crianças que acumularam dificuldades ao longo do tempo. Aprenderam a ler, mas não a interpretar. O Governo Municipal abandonou a lição de casa e não se preocupou com as salas pequenas, com excesso de alunos, a falta de verbas, a carência de professores, os profissionais desvalorizados e desmotivados, a infra-estrutura sempre aquém das demandas dos dias de hoje. Nunca atentaram para a necessidade de se trabalhar cinema, teatro, esportes, artes, música e outras atividades extracurriculares. Esqueceram-se de que colocar o aluno na escola não quer dizer nada. Agora, depois deste triste resultado apresentado pelo INEP, resta ver se, ao contrário dos estudantes, os representantes do poder público são capazes de aprender, como se espera, priorizar a EDUCAÇÃO.


O que é o ENEM?

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das
competências e habilidades que estruturam o Exame.

O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

3 comentários:

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